Dioceses dão indicações sobre a Gripe A

Orientações da Pastoral da Saúde divulgadas desde este fim-de-semana, para ajudar a travar a disseminação do vírus


Orientações da Pastoral da Saúde divulgadas desde este fim-de-semana, para ajudar a travar a disseminação do vírus
Os vigários gerais das Dioceses de Lamego e Viseu emitiram notas a respeito da Gripe A-H1N1, aplicando, em larga medida, as orientações da Pastoral da Saúde divulgadas na semana passada, com o intuito de travar a disseminação do vírus.

Em Lamego, a nota da vigararia geral considerou "oportuno prestar alguns esclarecimentos aos sacerdotes e aos demais fiéis da Diocese de Lamego", começando por pedir que se sigam "os conselhos que as autoridades sanitárias civis fornecem a todos os cidadãos, para a contenção da propagação da doença".

O documento esclarece que as orientações da Pastora da Saúde não são "qualquer tipo de imposição ou norma litúrgica", sublinhando que esta é uma oportunidade "para lembrar a todos os fiéis, quer comunguem na boca quer comunguem na mão, a forma correcta de o fazerem e o máximo respeito que nos deve merecer o Santíssimo Sacramento".

A nota defende que "importa respeitar as sugestões relativas à higiene das mãos e ao arejamento dos templos" e que "convém simplificar o rito da paz", neste caso "saudando apenas a pessoa que está do lado direito e a que está do lado esquerdo".

O vigário geral, Pe. Joaquim Dias Rebelo, assegura que "a autoridade eclesiástica acompanha de perto a situação da evolução da Gripe A, e, se for caso disso, posteriormente dará outras indicações concretas sobre o modo de proceder nas assembleias litúrgicas".

Preferir a comunhão nas mãos, reduzir o abraço da paz, purificar as mãos com soluções anti-sépticas, arejar as igrejas e manter as pias de água benta vazias são algumas das recomendações da Pastoral da Saúde para evitar a propagação da Gripe A. "Estamos interessados em colaborar com as medidas profilácticas", garantiu o bispo da Guarda, D. Manuel Felício, citado pelo "Terras da Beira".

Em Viseu, a Cúria Diocesana emitiu uma nota em que pede aos párocos que "avisem os fiéis sobre algumas cautelas a ter em conta, aquando da participação em celebrações litúrgicas", seguindo as orientações dadas pela Pastoral da Saúde.

Partilha

Share/Bookmark

Luz


Acredito no Cristianismo tal como acredito que o sol sobe no horizonte: não apenas porque o vejo, mas porque com a sua luz vejo tudo o resto


C. S. Lewis

Partilha

Share/Bookmark

Dois novos sacerdotes!

A Diocese de Lamego conta, a partir de dia 12 de Julho, com dois novos sacerdotes: Miguel Peixoto e Ponciano Santos foram ordenados presbíteros na Sé Catedral de Lamego, pelo Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese.Numa Catedral completamente cheia, com fiéis provenientes de Valença do Douro e Vila Nova de Foz Côa, terras natais dos novos sacerdotes, e de Resende e Quintela da Lapa, onde realizaram o seu estágio pastoral de preparação para o sacerdócio, foi na presença de cerca de sessenta sacerdotes que a Igreja de Lamego celebrou a alegria da ordenação sacerdotal.Na homilia, o Sr. D. Jacinto referiu a absoluta necessidade da oração na vida do sacerdote, chamado, não a ser servido, mas a servir com o próprio ministério todos os fiéis.O rito da ordenação sacerdotal foi intensamente vivido por todos aqueles que, com a sua amizade e oração acompanharam os novos sacerdotes.

Partilha

Share/Bookmark

10 novos padres

«10 novos padres foram ordenados este fim-de-semana em várias Dioceses do país, à imagem do que já acontecera no passado dia 28 de Junho. Na diocese do Porto foram ordenados cinco novos padres, dois nas de Lamego e de Viana do Castelo e um em Aveiro. Em finais do mês passado, os bispos das dioceses de Lisboa, Viseu, Guarda, Coimbra e Beja celebraram a ordenação do mesmo número de novos sacerdotes, que estão agora ao serviço das Igrejas locais. No fim-de-semana seguinte a diocese de Braga ordena mais sete sacerdotes. De acordo com os dados oficiais do Vaticano, referentes a 2007, Portugal tinha no final desse ano 3777 sacerdotes diocesanos e religiosos, o que representa uma quebra de cerca de 12% face aos 4237 padres existentes no final de 2000. "A confiança de um cristão ultrapassa os dados estatísticos e nem tudo são índices negativos", comentou à Lusa o padre Manuel Morujão, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).»

Partilha

Share/Bookmark

A Cruz...

Partilha

Share/Bookmark

ENCONTRO DIOCESANO

Amigos aproxima-se a passos largos o encontro de 25 de Julho!
É na Santa Helena, em Tarouca. Começa às 10h com acolhimento, segue-se uma caminhada de reflexão, almoço na serra (5€ para as despesas), visita a S. João de Tarouca e Eucaristia por voltas das 16h30.
É essencialmente um encontro de convívio e oportunidade para nos revermos e reacendermos a nossa chama.
Inscrevam-se, apareçam e, já sabem, passem a palavra pois juntos faremos uma chama muito mais forte!
As confirmações devem ser feitas para o Pe. Zé Fernando ou
Pe. Marcos (via e-mail ou telm) até às 22h de dia 23 de Julho.

Partilha

Share/Bookmark

Paróquia contribui para a melhoria da qualidade de vida de Penude

«No passado dia 30 de Abril decorreu, na freguesia de Penude, a assinatura da consignação do novo Centro Social Paroquial que será construído no âmbito do programa PARES. A obra deverá estar concluída dentro de 720 dias.


O Presidente da Direcção, P.e. Adriano Monteiro Cardoso, salientou as dificuldades, só ultrapassadas pela conjugação do esforço de todos. Destacou ainda o papel da Autarquia, como parceira deste empreendimento, no apoio financeiro e na solução de diversos obstáculos.


A totalidade da empreitada atinge a soma de 1,65 milhões de Euros, não incluindo o equipamento, a realização dos projectos e fiscalização.


Segundo comunicado enviado à Agência ECCLESIA, através da Creche, Lar de Idosos, Centro de Dia e SAD, esta obra dará resposta a muitos dos problemas da comunidade – crianças e idosos, para além dos postos de trabalho a que muitas famílias podem ter acesso.»


in agencia.ecclesia.pt

Partilha

Share/Bookmark

A Caridade na Verdade

Nova encíclica papal divulgada hoje! Clicar aqui

A não perder esta mensagem da Sua Santidade Papa Bento XVI.

Partilha

Share/Bookmark

Não vos conformeis amigos!!


Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente para saberdes discernir, segundo a vontade de Deus, o que é bom, o que Lhe é agradável, o que é perfeito.

Rom 12

Partilha

Share/Bookmark