Oportunidade


«Onde quer que haja um ser humano, aí há uma oportunidade de bem.»
Séneca (4aC -65 dC)

Partilha

Share/Bookmark

Padre Marcos estuda Música em Roma

Amigos, segue-se ainda esta notícia de outro Sacerdote da equipa dos CF de Lamego:


O Pe. Marcos encontra-se a frequentar um curso de especialização no Instituto Pontifício de Música Sacra, em Roma. Tem como colega o Padre João Carlos Morgado, natural de Castro Daire e ex-Vice-Reitor do Seminário de Lamego, que estuda História da Igreja na Universidade Gregoriana, residindo ambos no Pontifício Colégio Português.
Como se dirá Abreijos em Italiano? :-)

Partilha

Share/Bookmark

Cinco novos diáconos na Diocese

No próximo dia 4 de Outubro, domingo, pelas 16h, o Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo de Lamego, ordenará 5 novos diáconos para a Igreja Diocesana, que serão o André Filipe Mendes Pereira, o António Jorge Gomes Giroto, o Bernardo Maria Furtado Mendonça Gago de Magalhães, o José Filipe Mendes Pereira e o Tiago André Bernardino Cardoso.

O André Pereira é natural de S. Joaninho, concelho de Castro Daire. O António Giroto é natural da povoação de Mós, freguesia de Parada de Ester, também do concelho de Castro Daire. O Bernardo Magalhães é natural de Cedofeita, cidade do Porto. O José Filipe Pereira é natural de Nespereira, concelho de Cinfães. O Tiago Cardoso é natural da freguesia da Sé, da Cidade de Lamego.

O retiro espiritual de preparação para a ordenação diaconal realizar-se-á entre os dias 27 de Setembro e 02 de Outubro, e está a cargo do recém nomeado Director Espiritual do Seminário Maior de Lamego, Pe. Fernando Albano Cardoso.

Esta ordenação terá lugar na véspera da Assembleia Geral do Clero de Lamego, que ocorrerá no Seminário Maior de Lamego, no dia 5 de Outubro, e terá início pelas 10.00h.

A Diocese de Lamego marca, desta maneira, o Ano Sacerdotal, convocado por Sua Santidade o Papa Bento XVI, por ocasião dos 150 anos da morte de S. João Maria Vianney.

Partilha

Share/Bookmark

Se nós desistirmos eles também vão desistir...

Partilha

Share/Bookmark

Perdoai...

«Perdoai sempre aos vossos inimigos – nada os irrita mais.»


Oscar Wilde (1854-1900)

Partilha

Share/Bookmark

Diocese de Lamego prepara novo ano pastoral

O novo ano pastoral da Diocese de Lamego será marcado por dois importantes acontecimentos: o Conselho de Arciprestes e a Assembleia Geral do Clero.
O Conselho de Arciprestes da Diocese de Lamego reunirá no dia 18 de Setembro, na Casa de S. José, em Lamego. O encontro terá início com a recitação da Hora Média, pelas 10h00. O Conselho será presidido pelo Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese que, a seguir à oração inicial, fará uma breve alocução. O encontro prolongar-se-á ao longo do dia e terminará a meio da tarde.
A Assembleia Diocesana do Clero decorrerá no dia 5 de Outubro, no Seminário Maior de Lamego. Esta Assembleia reunir-se-á pelo terceiro ano consecutivo. Terá início pelas 10h00 e nela serão abordados os temas que, oportunamente, serão enviados a todos os sacerdotes.
Um tema que será abordado nas duas reuniões, será o Ano Sacerdotal. Recorde-se que em Nota datada de 4 de Agosto, o Sr. D. Jacinto convidava todos os fiéis a "pedir intensamente pela santificação dos sacerdotes e pelas vocações sacerdotais."

Partilha

Share/Bookmark

Ordenação de D. Manuel Linda

Nota Informativa da Vigararia Geral de Vila Real sobre a ordenação de D. Manuel Linda

Ás 16 horas do dia 20 de Setembro, celebrar-se-á, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Real, a Ordenação Episcopal de D. Manuel da Silva Rodrigues Linda, como Bispo Auxiliar de Braga, até agora Reitor do Seminário de Vila Real.
Será Bispo Ordenante D. Joaquim Gonçalves, Bispo de Vila Real, e serão Co-ordenantes D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, e D. Rino Passigato, Núncio Apostólico em Portugal.
Em algum dos Domingos anteriores, os Párocos deverão comunicar aos fiéis esta Ordenação, explicando a missão do Bispo na Igreja de Cristo, e pedindo-lhes a oração, como se faz diariamente na anáfora eucarística.
D. Manuel Linda é o 4º bispo saído do Clero diocesano nestes últimos 21 anos. É natural de Resende, Diocese de Lamego, tem 53 anos de idade e é o mais velho de uma família de três irmãos. Foi ordenado Presbítero no ano de 1981. Além da Licenciatura em Teologia, na Universidade Católica Portuguesa - Porto, tem ainda a Licenciatura em Humanidades (UCP - Braga), estudos eclesiásticos de segundo grau, em Roma, e o doutoramento em Teologia Moral na Universidad Comillas de Madrid, Espanha.

O Vigário-Geral, Pe. António de Castro Fontes in http://agencia.ecclesia.pt/

Partilha

Share/Bookmark

Está quase...

Estamos quase lá...

Com Ele...

Com tantos e tantos irmãos convivas...


Para uma grande Festa de Amor de Cristo!!

Partilha

Share/Bookmark