“Aprendiz de Viajante”

Sem dúvida que a melhor maneira de começar o meu Quarto dia é partilhar com todos vocês o quão Especial foi o Convívio Fraterno 1092.
Bem, a decisão de ir ao Convívio não foi difícil… devo dizer que já era para ter feito há dois anos atrás e no ano passado também…mas por mil e um motivos não foi possível… Hoje apercebo-me que tudo tem uma Hora e um Momento certo para acontecer…

A minha maninha do coração tinha feito o convívio, no ano em que fomos para a faculdade e ficamos a viver juntas… escusado será dizer que andei um ano inteirinho ouvi-la… convivas para aqui, convivas para ali… e as vezes até lhe dizia… “já não te posso ouvir falar de tantos convivas”… pois é Amigos… é ela a culpada por estar aqui neste momento a partilhar com vocês a minha Felicidade, a minha vontade de Crescer todos os dias mais um bocadinho, a minha Alegria em dizer “Somos mesmo uma Família”…

Naquela sexta-feira…ia nervosa…não o posso negar. Fui com um Amigo (o meu Ruizinho e ambos não parávamos de tagarelar, tal eram os nervos. Fomos abastecidos de chocolate…sim, porque eu como aspirante a Bioquímica sei que o chocolate estimula uma Hormona (serotonina) que combate a tristeza… e se algo corresse mal, lá nos afogávamos no bem-dito chocolate… É certo que o chocolate desapareceu… mas não por tristeza, mas porque todos os dias festejávamos com chocolate (afinal chocolate é chocolate, e não se pode deixar estragar…)
Devo confessar que isto de nos fecharmos numa casa que não conhecemos, com pessoas que nunca vimos, durante três dias traz uns certos nervinhos.
Quando chegámos vimos rostos estranhos, vimos uma casa na qual nunca tínhamos estado…e Hoje vejo uma Família, vejo aquela que é também a minha casa… (casa de S.José).
O Tempo que passamos lá dentro foi tão Curto e tão Longo… digo Longo porque sinto que todos ficamos com a noção de que nos conhecíamos desde sempre, mesmo que com algumas pessoas não tenha sido possível encurtar os laços, mas o simples facto de todos partilharmos momentos tão especiais…dá-nos a conhecer melhor do que pensamos…e digo Curto, porque foram apenas três dias que simplesmente passaram a correr… Hoje no inicio do Meu Quarto dia, pergunto-me: “Como consegui crescer tanto em tão pouco tempo…?” “Como consegui descobrir tanto em apenas três dias?” “Como consegui em tão pouco tempo, ir lá ao fundinho da cave limpar o pó e as teias de aranha que tinha acumulado e que simplesmente não me deixavam olhar para o mundo e para a vida desta maneira?”
É verdade Amigos…
Entrei naquela casa… com a Vida partida aos bocadinhos, não porque algo me tivesse corrido mal, não porque as coisas não corriam como queria, não porque as pessoas me desiludiam, mas porque é esta a tendência do ser Humano…nunca estar satisfeito e Feliz com o Pouco ou o Muito que se tem…e acreditem, Nós temos tanto…
Fui ao Convívio com a ideia de que ia conhecer pessoas novas, de que ia fazer novos amigos, com a ideia de que até ia ser divertido…com o objectivo de fugir à correria de cá de fora, à confusão, àquilo a que chamava problemas… Fui com a intenção de procurar um abrigo fora do mundo durante três dias. E de facto fiz tudo isto mas devo dizer-vos que para mim não foi o mais importante!
Saí com todos os pedacinhos da minha vida colados… não porque lá encontrei a solução para os problemas, não porque lá encontrei todas as respostas que precisava… mas porque de lá trouxe a Ferramenta, a Cola necessária para consegui tudo isto… Deus…
Não o Deus que tinha… não o Deus a quem me habituei a pedir ajuda para os exames da faculdade, não o Deus a quem me habituei ir visitar quando algo me corria mal, não o Deus a quem eu culpava por todos os males do mundo… trouxe um Amigo… Aquele Amigo… a quem agradecer quando as coisas me correrem bem, a quem agradecer quando as coisas correrem mal, porque o mal também nos ensina a crescer… um Deus a quem pedir aconchego, um Deus a quem dar Amor, Sorrisos e Abraços… um Deus que me vai levar ao colo quando eu não conseguir andar, e um Deus a quem eu vou chamar para me dar a mão quando conseguir correr pelo Mundo…
Sei que muitos dos meus amigos ao lerem isto pensam: “Marisa, tu não eras assim…” (como eu ando sempre a dizer) mas Hoje sou de facto! Há coisas que caem na nossa vida no momento certo na hora exacta, no lugar perfeito…
Eu que desacreditava de tanta coisa… eu que tantas vezes “critiquei”…eu que tantas vezes falhei com Deus… eu que tantas vezes não percebi a Felicidade de ir à missa, a Alegria que traz o simples gesto de falar com Deus nem que sejam apenas 10 minutos por dia.
Pois é…
Aprendi muita coisa nestes três dias… e uma delas foi que precisamos de Tempo, de Espaço e de Vontade de estar com Ele… e foi o que me aconteceu… tive Tempo, talvez pela primeira vez na minha vida, tive Espaço, e tive Vontade de O encontrar…!
O turbilhão que sentia deu lugar à paz, a raiva que tinha de tanta coisa, deu lugar ao perdão, e o amontoado de dúvidas, deu lugar a certezas inabaláveis…
Devo confessar que nunca na minha vida me tinha sentido tão Pequenina...e tão Grande... ao mesmo Tempo! Sinto que naquela sexta-feira entrei minúscula, e Hoje no inicio do meu Quarto dia, sou Enorme...

Ele está Aqui sempre, e só precisa que Nós estejamos Aqui para Ele também…

Sei que somos apenas aprendizes de viajante, mas sinto que nestes três dias fizemos já a maior de todas as Viagens…

E por Tudo isto, Obrigado Família Conviva

Um abracinho fraterno para todos

E fica aqui o desejo de que sejamos sempre os isqueiros uns dos outros, para que a chama de ninguém se apague…


Marisa Coelho (CF 1092)

Partilha

Share/Bookmark

0 comentários: