Dioceses dão indicações sobre a Gripe A

Orientações da Pastoral da Saúde divulgadas desde este fim-de-semana, para ajudar a travar a disseminação do vírus


Orientações da Pastoral da Saúde divulgadas desde este fim-de-semana, para ajudar a travar a disseminação do vírus
Os vigários gerais das Dioceses de Lamego e Viseu emitiram notas a respeito da Gripe A-H1N1, aplicando, em larga medida, as orientações da Pastoral da Saúde divulgadas na semana passada, com o intuito de travar a disseminação do vírus.

Em Lamego, a nota da vigararia geral considerou "oportuno prestar alguns esclarecimentos aos sacerdotes e aos demais fiéis da Diocese de Lamego", começando por pedir que se sigam "os conselhos que as autoridades sanitárias civis fornecem a todos os cidadãos, para a contenção da propagação da doença".

O documento esclarece que as orientações da Pastora da Saúde não são "qualquer tipo de imposição ou norma litúrgica", sublinhando que esta é uma oportunidade "para lembrar a todos os fiéis, quer comunguem na boca quer comunguem na mão, a forma correcta de o fazerem e o máximo respeito que nos deve merecer o Santíssimo Sacramento".

A nota defende que "importa respeitar as sugestões relativas à higiene das mãos e ao arejamento dos templos" e que "convém simplificar o rito da paz", neste caso "saudando apenas a pessoa que está do lado direito e a que está do lado esquerdo".

O vigário geral, Pe. Joaquim Dias Rebelo, assegura que "a autoridade eclesiástica acompanha de perto a situação da evolução da Gripe A, e, se for caso disso, posteriormente dará outras indicações concretas sobre o modo de proceder nas assembleias litúrgicas".

Preferir a comunhão nas mãos, reduzir o abraço da paz, purificar as mãos com soluções anti-sépticas, arejar as igrejas e manter as pias de água benta vazias são algumas das recomendações da Pastoral da Saúde para evitar a propagação da Gripe A. "Estamos interessados em colaborar com as medidas profilácticas", garantiu o bispo da Guarda, D. Manuel Felício, citado pelo "Terras da Beira".

Em Viseu, a Cúria Diocesana emitiu uma nota em que pede aos párocos que "avisem os fiéis sobre algumas cautelas a ter em conta, aquando da participação em celebrações litúrgicas", seguindo as orientações dadas pela Pastoral da Saúde.

Partilha

Share/Bookmark

0 comentários: