Partilhado por Nelson Alves (C.F. 972)
Partilhado por Nelson Alves (C.F. 972)
Como estamos limitados ao numero de 26 gostaríamos que nos confirmassem por email, ou para o meu telm 918602293 / 964436728 até ao dia 30 de Agosto.
É um dos maiores encontros de jovens convivas a nível Nacional. Vem participar e conviver com outros convivas, e desta forma fazer uma grande festa à volta de Jesus Cristo.
Festa da Solidariedade está marcada para 19 de Setembro em Viseu

De Barcelos vai sair a Chama, uma vez que em 2008 foi esta a cidade que acolheu a Festa, organizada localmente sob a chancela da CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade.
O programa da Chama não está ainda completamente definido, mas é certo que sairá de Barcelos em direcção a Chaves no dia 15 de Setembro, chegará a Vila Real a 16, a Lamego dia 17 e a Viseu no dia 18. No dia 19 fará um percurso em Viseu até ao recinto da Festa.
João Carlos Dias, coordenador da iniciativa, explica ao jornal «Solidariedade» que a Chama não tem um significado específico, mas “permite encontrar muitos significados”.
“A sua passagem de mão em mão até ao local da Festa representa a união de esforços para alcançar um objectivo, que é a Solidariedade”. A passagem é organizada pelas IPSS locais, que em parceria com as autarquia e colectividades, organizam o percurso e envolvem a população.
A própria Chama gera “emoção nas pessoas”, assume o coordenador. Unindo as Festas da Solidariedade, “quem com ela se cruza, a recebe e a entrega a alguém, é conduzido por uma emoção que não esperava”.
Foi no Monte de Santa Helena (nos arrabaldes da cidade de Tarouca!) que este ano realizamos o Encontro Diocesano de Convivas. Marcaram presença, sobretudo, os que fizeram os últimos quatro convívios fraternos da diocese de Lamego (1000, 1026, 1052, 1092), mas também lá estavam um ou outro de convívios mais antigos, mostrando que são perseverantes!
Para além de 'matar saudades' de quem não víamos há muito, houve tempo para meditarmos no tema deste ano para o encontro nacional de convivas em Fátima: «Os Puros de Coração verão a Deus».
Ainda em Santa Helena fizemos um pic-nic no parque de merendas, onde alguns habitantes fizeram questão de partilhar connosco umas sardinhas assadas (e ficaram fãs dos nossos queridos Pe. Marcos e Pe. Zé Fernando!).
À tarde visitamos, uma de entre tantas arquitecturas religiosas românica e gótica existentes em Portugal: o Mosteiro de São João de Tarouca, Igreja conventual da ordem de Cister.
O nosso encontro terminou, como não podia deixar de ser, com a Eucaristia celebrada na Igreja de São Pedro em comunhão com a comunidade de Tarouca.
Foi bom rever os amigos, e sobretudo reavivar as nossas chamas.
Até ao próximo encontro, em Fátima.
agencia.ecclesia.pt