Porto - Santiago de Compostela

Foi no passado fim-de-semana (10, 11 e 12 de Abril) que, eu e mais 10 atletas de grande renome internacional (colegas de trabalho :)), nos fizemos ao caminho português de Santiago de Compostela, montados nas nossas bikes, preparados (ou não) para fazer uns módicos 267 km. Partimos da Sé Catedral do Porto e o destino final seria Santiago.

Este percurso surgiu, porque ouvimos várias pessoas dizer que era expectacular e, como católico, juntei o útil ao agradável: passeio-aventura/peregrinação.

(Aconselho vivamente, a quem puder fazer, pois existem paisagens, monumentos e igrejas lindíssimas e, depois, o convívio durante o percurso é fantástico)

Pouco tempo antes da viagem, surgiram noticias "um pouco" desanimadoras , pois um problema de saúde grave, poderia estar a caminho, no seio da minha família... Mas encarei-o como mais um desafio e motivo para realizar esta peregrinação, aproveitando-a para orar e pedir ajuda... a Ele e a Santiago.

Durante todo o percurso, sempre que parávamos em algum sítio ou localidade para carimbar a caderneta do peregrino, aproveitava para entrar na capela ou igreja para orar, para conversar com Ele, para me ajudar a mim e ajudar a quem mais precisava.

O primeiro dia foi bastante razoável, pois o percurso era quase todo ele em asfalto ou paralelo (Porto - Ponte de Lima).
O segundo dia (Ponte de Lima - Ponte Vedra) foi a prova de fogo... indescritível... só quem já foi, pode saber o que custa subir aquele monte de enormes pedras, com a bike às costas (é impossível subir montado na bicicleta... até desmontado estava a ver que não chegava lá ao cimo...) e, o monte nunca mais acabava, com um sol abrasador a bater nas costas... Se não fosse a ajuda extra vinda lá de cima... não sei não...
O terceiro dia (Ponte Vedra - Santiago de Compostela) foi bastante acessível, pois os quilómetros também eram menos, cerca de 70.

Ao chegar à Catedral, o sentimento é um pouco indescritível, mas um misto de alegria e felicidade era o mais presente. Após todo aquele sacrifício e oração senti-me com o dever cumprido. Senti-me diferente.
Após uns minutos a deslumbrar-me com aquele monumento magnífico e a recuperar fôlego e energias, fui buscar o diploma do peregrino e a lágrima ainda veio ao canto do olho :).

Mas o melhor ainda estava para vir, pois ao chegar de novo ao Porto (agora de carro :)), as notícias não poderiam ter sido melhores: o "tal" problema de saúde não passou de um enorme susto.

Mais uma vez Te agradeço, a Ti e a Santiago.

OBRIGADO.


David Polido

Partilha

Share/Bookmark

1 comentários:

Joana disse...

Obrigada pela partilha.
Um beijo.

(Tu sabes o resto...)