«Jesus ressuscita do sepulcro. A vida é mais forte que a morte. O bem é mais forte que o mal. O amor é mais forte que o ódio. A verdade é mais forte que a mentira. A escuridão dos dias anteriores dissipou-se no momento em que Jesus ressuscita do sepulcro e Se torna, Ele mesmo, pura luz de Deus. Isto, porém, não se refere somente a Ele, nem se refere apenas à escuridão daqueles dias. Com a ressurreição de Jesus, a própria luz é novamente criada. Ele atrai-nos a todos, levando-nos atrás de Si para a nova vida da ressurreição e vence toda a forma de escuridão. Ele é o novo dia de Deus, que vale para todos nós.»
[Partilhado por Nelson Alves (CF 972)]
«Este mundo moderno não é apenas um mundo de mau cristianismo – isso seria o menos – mas um mundo não cristão, descristianizado.
O verdadeiro desastre está no facto de que as nossas próprias misérias já não são cristãs. Também havia maldade no tempo dos Romanos. Mas Jesus veio.
Ele não perdeu o seu tempo a queixar-se e a criticar a maldade desses tempos. Ele corta a direito.
De um modo muito simples. Fazendo o cristianismo.
Ele não se pôs a culpar, a acusar ninguém. Ele salvou.
Não culpou o mundo. Ele salvou o mundo.»
in Charles Péguy, Veronique
[...] A fé cristã fica de pé ou cai com a verdade do testemunho segundo o qual Cristo ressuscitou dos mortos. Se se suprimir isto, certamente que ainda se poderá recolher da tradição cristã uma série de ideias dignas de nota sobre Deus e o homem, sobre o ser do homem e o seu dever-ser (uma espécie de concepção religiosa do mundo), mas a fé cristã estará morta. Nesse caso, Jesus [...] deixará de ser o critério de medida; o critério será apenas a nossa avaliação pessoal, que escolherá do seu acervo aquilo que pareça útil. E isto significa que ficaremos abandonados a nós próprios. A nossa avaliação pessoal será a última instância. Somente se Jesus ressuscitou é que aconteceu algo de verdadeiramente novo, que muda o mundo e a situação do homem. Então Ele, Jesus, torna-Se o critério em que nos podemos fiar; porque, então, Deus manifestou-se verdadeiramente.
Bento XVI
O que devo fazer para me prestares alguma atenção? Colocar «Ao cuidado de» numa carta?
Ass:. Deus
Subscrever:
Mensagens (Atom)