Advento 2008

Amigos convivas, para podermos viver esta época de uma forma verdadeiramente cristã criamos uma nova categoria onde partilharemos textos, pensamentos, fotografias, desabafos ou simples pensamentos. Da mesma forma teremos um pensamento diário que nos guiará na caminhada do Advento para O acolhermos da melhor forma.

Assim, para começar deixámos um pequena explicação do significado do Advento adaptada do site da Arquidiocese de Évora, de autoria do Pe. Francisco Couto:

«A palavra advento quer dizer vinda (que há-de vir), chegada. Chamamos Advento ao período de quatro semanas que antecede o Natal. E se o Natal é a celebração da vinda de Jesus, significa que o Advento é o período de tempo em que esperamos a chegada de Jesus.

Antes de se constituir em Roma por volta dos sécs. VI-VII, o advento havia já sido precedido de várias experiências na Gália, Hispânia e até mesmo no Norte da Itália. Os testemunhos que possuímos todos fazem referência a práticas ascéticas, mormente a prática do jejum.

O Advento de quatro semanas que herdámos sublinha os dois aspectos tradicionais deste período do Ano Litúrgico, isto é, a preparação para o nascimento de Jesus, a sua primeira vinda, e a espera da parusia, a segunda vinda. Apresenta-se, assim, o Advento como um tempo de espera do cumprimento da salvação.

Encontramos o Tempo de Advento dividido em dois momentos ou partes: o primeiro vai até dia 16 de Dezembro; o segundo começa dia 17 e vai até dia 24 de Dezembro. Este último período funciona como uma novena e prepara, de forma mais clara, a vinda de Jesus na história e ao coração do homem.

Duas são as grandes personagens deste Tempo: João Baptista, o percursor, e Maria, a Mãe do Senhor.

Olhando para os Domingos deste período do Ano Litúrgico (Ano B), apercebemo-nos que o tema da vigilância do primeiro Domingo, concretiza-se na pregação de João Baptista no tema da conversão, predominante no segundo Domingo («Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas»). O terceiro Domingo possui um carácter mais alegre e recorda-nos que o Reino de Deus já está no meio de nós: João Baptista dá testemunho d’Aquele que é o Messias, que não conhecemos, mas que já está no meio de nós e a que ele não é digno de desatar a correia das sandálias. O tema do quarto Domingo é o nascimento de Jesus anunciado à Virgem Maria pelo Anjo Gabriel.»

Partilha

Share/Bookmark

0 comentários: