XXIII Jornada Diocesana Juventude

No passado Sábado, dia 17 de Maio, realizou-se no Sr. da Livração em Cujo, Castro Daire, a XXIII Jornada Diocesana da Juventude da Diocese de Lamego, com o lema “Uma partida, uma caminhada, uma chegada”.
Muitos Grupos de Jovens se encontravam presentes, assim como os seus Párocos, o Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas de Castro Daire, as Guias e Escuteiros da Europa, e alguns habitantes da localidade, que também quiseram participar no evento.
À chegada ao local da Jornada, aguardava-nos uma recepção muito calorosa, com muita música, palmas e sorrisos. Por ordem de chegada, os diversos Arciprestados eram convidados a “entrar na Olaria de Deus” e a iniciar assim a sua caminhada.
Durante a caminhada até ao cimo do monte, fomos convidados a realizar algumas actividades organizadas pelos Animadores Juvenis, que animaram toda a Jornada, incluindo assistir a uma representação do Baptismo, entrar numa cabana com os Dons do Espírito Santo e deixar a nossa marca em cada um deles, a receber o Pão e o Vinho, entre outras.
Foi-nos oferecido uma peça de um puzzle que retratava a Última Ceia, que foi construído na “Meta” da Caminhada, em frente ao palco, e também uma lingueta com um dos Dons do Espírito Santo, onde se colocava o nosso nome, durante a Eucaristia foram-nos retiradas, misturadas, e no fim devolvidas aleatoriamente.
A “Meta” da Caminhada era o cume do monte, e assim que chegaram todos os participantes, a Eucaristia teve início, presidida pelo nosso Bisbo D. Jacinto Botelho, que este ano comemora o seu Ano Jubilar, pois completa 50 anos de Sacerdote, recebendo por isso um belo ramo de flores. A Eucaristia foi abrilhantada pelo Grupo Coral dos Jovens de Castro Daire, que cantaram maravilhosamente. Finda a Eucaristia, decorreu a partilha de farnéis, com os jovens espalhados pelos rochedos do local.
Por volta das 14h30, teve início a tarde recreativa, onde diversos Grupos de Jovens mostraram a sua habilidade para cantar e dançar, sempre com muita fé em Deus. Entre a actuação de cada Grupo de Jovens, os Animadores Juvenis animavam o público presente.
Quando acabaram todas as representações, foi convidado um jovem de cada Arciprestado a subir ao palco com a peça de um puzzle que correspondia ao seu Arciprestado, que tinha de encaixar com os Arciprestados vizinhos, de forma a construir o puzzle da Diocese de Lamego.
Foi rezada a Oração de Compromisso, e passada a chama ao Arciprestado que no próximo ano será responsável pela realização da Jornada, que neste caso será o Arciprestado de Resende, que irá realizar a XXIV Jornada Diocesana da Juventude da Diocese de Lamego no Penedo de S. João.
Deixo os meus sinceros parabéns a todos os jovens de Castro Daire, ao Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e aos Animadores Juvenis, pois a Jornada estava muito bem organizada, foi muito divertido e houve muito convívio, porque é óptimo encontrar pessoas que já não se vêm há muito tempo, e só nestes encontros é possível.
E como “Recebereis a força do Espírito, Sereis minhas testemunhas até ao fim dos tempos…”, com a força do Espírito que recebi, aqui está o meu testemunho.
Raquel Melhorado, C.F. 898

Partilha

Share/Bookmark

0 comentários: