“Sê Conviva da Paz e do Amor…”

Há experiências de vida que nos marcam imenso e falar e escrever sobre elas é uma tarefa bastante complicada. Por dois motivos: primeiro porque os outros dificilmente nos compreenderão (excepto se também viveram a mesma experiência); e depois porque nessas alturas não surgem as palavras certas para falar ou escrever sobre as situações. É mais fácil sentir!
No entanto, vou deixar-vos um cheirinho daquilo que sinto após ter feito o meu Convívio Fraterno, na Casa de São José, na cidade de Lamego, embora já saiba que quando terminar este texto ficarei com a sensação que não disse nada e que ficou muito, mas muito por dizer!
24 de Fevereiro de 2009. Acordo estranha, com um friozinho na barriga que é inexplicável, mas muito bom. Um NOVO dia está a começar: é o quarto dia. Vai ser um dia diferente e todos os dias que se seguem serão diferentes. E porquê? Porque (re)acendi uma chama dentro de mim. Sinto-O mais próximo. Não estou sozinha e Ele está a proteger-me dia e noite. Uma alegria imensa paira no ar. Estes sentimentos são o produto de três dias maravilhosos, os dias mais intensos da minha vida.
O Carnaval 2009 foi o melhor em 18 anos e simplesmente porque foi diferente… Não, não houve serpentinas ou confetis… Mas houve outras coisas muito melhores que também me fizeram rir… e chorar!
Quando me propuseram ir ao Convívio dei de imediato o meu Sim, na realidade sem pensar muito. Ao reflectir apercebi-me que seria um fim-de-semana em que iria estar longe de casa e o que me deixava mais reticente era o facto de no dia em que chegava do Convívio ter que ir embora, pois no dia seguinte já tinha aulas. Questões como “Será que vai valer a pena ir?” surgiram.
No dia 20 de Fevereiro à noite lá fui eu. Não me arrependo nada e aconselho qualquer pessoa a afastar-se do mundo durante três dias para fazer o Convívio, pois é realmente bom. 21, 22 e 23 de Fevereiro de 2009 foram dias magníficos!
Confesso que no primeiro dia desanimei um pouco e só pensava “Nunca mais é Segunda-Feira.”. Contudo, o segundo dia apagou todo e qualquer desânimo e, então, percebi porque me disseram para não tirar conclusões precipitadas no primeiro dia. Foi o dia mais marcante. Neste dia estive muito próxima de Deus, pude abrir-me com ele e isto fez-me sentir um enorme alívio e um bem-estar comigo e com os outros. Estava em sintonia com a vida!
O terceiro dia foi um misto de emoções. A alegria que Deus me tinha proporcionado misturou-se com a tristeza de vir embora e das despedidas e com a ideia que o Mundo lá fora continuava igual e eu teria que lidar com pessoas que não fizeram o Convívio e que por isso não sentem o mesmo que eu! Isto, é sem sombra de dúvida, um dos muitos obstáculos que temos que enfrentar no nosso quarto dia. Mas eu sei que não irei fechar a porta e que esta chama jamais se apagará dentro de mim…
Não podia deixar de referir-me às 53 pessoas que me acompanharam e que tal como eu se tornaram Convivas da Paz e do Amor e que de alguma forma contribuíram para que eu me sentisse como sinto. Não são amigos, mas muito mais do que isso: são irmãos! Deixo ainda um obrigado especial a toda a equipa que sempre nos apoiou e nos ajudou a ver a Luz de Cristo. Somos todos uma família grande e feliz!
Devo agradecer impreterivelmente ao meu pároco pelo convite que me fez para ir ao Convívio Fraterno. Sem esse convite e sem a ajuda de Deus estou certa que agora não me sentiria assim.
Ansiedade. O espírito conviva chama pelo dia 21. Pois é, no dia 21 de Março de 2009 voltaremos a reunir-nos na Casa de São José para fazermos um balanço deste quarto dia. Será o nosso primeiro pós-convívio e, por isso o grande reencontro dos Convivas 1092.
Que a luz de Cristo continue a brilhar intensamente no rosto de cada um!
Saudações Fraternas a todos os Convivas!

“…Vai pelo mundo mostrar a tua herança…”

Joana Elisa Moreira (Convívio Fraterno 1092)

Partilha

Share/Bookmark

1 comentários:

Andreia disse...

é bom ver e saber que cnvivas como tu nao tencionam nunca mais apagar essa Chama!!e apesar de todos os caminhos irregulares, e de apetecer desistir, Ele estará SEMPRE do nosso lado, isso é uma das grandes certezas!


*Deus é AMOR...atreve-te a Viver por Amor! :)

andreia
C.F. 1020 - Santarém